Translate - Escolha o idioma em que deseja ler este blog.

quarta-feira, 5 de julho de 2017

I PRÊMIO NACIONAL DE POESIA SPA - prorrogadas as inscrições: até 01 de setembro de 2017


I PRÊMIO NACIONAL DE POESIA SPA  - CIDADE 400 ANOS – TROFÉU AGENOR SANTOS

Em homenagem ao aniversário dos 400 anos da cidade de São Pedro da Aldeia (SPA), Região dos Lagos/RJ, comemorado em 16 de maio de 2017, iniciam-se as inscrições para o I PRÊMIO NACIONAL DE POESIA SPA.

TROFÉU AGENOR SANTOS, em homenagem ao saudoso poeta aldeense Agenor Evaristo dos Santos, nascido a 26 de outubro de 1882, em São Pedro da Aldeia. Agenor Santos começou a compor em 1904, nas páginas da revista “O Malho” sob o pseudônimo de Henrique D'Alva. Faleceu em novembro de 1967. Agenor Santos foi poeta reconhecido por sua terra, sonetista e trovador, mas não teve oportunidade de publicar sua obra em vida. O livro Trovas e Travos reúne belos sonetos de sua autoria e foi publicado em 2006 em uma edição comemorativa do Jornal de Sábado, pelo editor José Correia Baptista, com a realização de “Família d'Esquecidos Poetas de S. P. Aldeia”, na pessoa do Sr. Isaias de Carvalho Costa.

Regulamento do Concurso:

Categoria: Poesia - versos livres, haicais, trovas, sonetos ou outras formas, desde que a extensão seja de até 15 versos (linhas). Cada participante poderá concorrer com até dois poemas.

Tema: Aniversário

Nota: serão excluídos da competição os poemas com mais de 15 versos ou que não sigam o tema indicado. Não há necessidade de ineditismo. Podem concorrer poetas de todo o território nacional, que nele residam ou possuam residência. Os poemas devem estar escritos em língua portuguesa.

Modalidades:
Adulto - a partir de 18 anos
Infanto-juvenil - de 10 a 18 anos

Premiação: TROFÉU AGENOR SANTOS, medalhas e livros com a publicação dos poemas premiados na antologia impressa do I Prêmio Nacional de Poesia SPA.

Ao primeiro lugar de cada modalidade:
TROFÉU AGENOR SANTOS, certificado e cinco exemplares da antologia do I Prêmio Nacional de Poesia SPA.

Aos segundos e terceiros classificados de cada modalidade:
Medalha, certificado e três exemplares da antologia do I Prêmio Nacional de Poesia SPA.

Os autores dos poemas classificados do quarto ao décimo lugar terão seus poemas publicados e receberão um exemplar da antologia do I Prêmio Nacional de Poesia SPA.

A inscrição no prêmio implica o consentimento de divulgação do nome dos participantes classificados e de seus trabalhos premiados pela organização do concurso na internet e em outros meios de comunicação.

Não serão admitidos a concurso poemas com teor ofensivo ou discriminatório. Os autores ou seus representantes legais assumem a autoria dos poemas enviados, eximindo a coordenação do concurso de qualquer responsabilidade quanto a plágios.

Os poemas deverão ser digitados em fonte Arial 12, espaçamento simples, e os arquivos NÃO serão recebidos em formato .pdf ou digitalizados, somente em arquivo word .doc.

 As inscrições serão recebidas de 16/05/2017 a 18/08/2017 (inscrições prorrogadas até 01 de setembro de 2017) através de envio da obra e do formulário de inscrição preenchido para o e-mail premiodepoesiaspa@gmail.com

O recebimento da inscrição será feito exclusivamente por e-mail, devendo seguir dois arquivos anexados em formato de documento WORD .doc, sendo um dos arquivos com o poema assinado por pseudônimo, e o outro com a ficha de inscrição. O campo assunto do e-mail deverá ser I Prêmio Nacional de Poesia SPA.

 A FICHA DE INSCRIÇÃO deverá conter os seguintes dados: nome do poema, nome completo do autor, pseudônimo escolhido, data de nascimento, idade, RG ou CPF do autor ou de seu responsável legal para a modalidade infanto-juvenil, e-mail, endereço completo, número de telefone, profissão (se houver) e breve currículo literário do autor (até três linhas – não obrigatório).

ATENÇÃO: O arquivo com o poema concorrente deverá conter apenas o pseudônimo, não revelando o nome do autor. A revelação de autoria seguirá exclusivamente na ficha de inscrição.

A seleção dos poemas classificados será realizada ao longo do mês de setembro por comissão julgadora composta por seis autoridades da área literária, convidadas pela organização do concurso. A organização do concurso não fará parte da comissão julgadora, de forma a garantir o sigilo do recebimento de dados.

A comissão julgadora terá plena autonomia de julgamento, não cabendo recursos sobre as decisões, e os nomes de seus integrantes serão divulgados oportunamente.

A divulgação do resultado do I Prêmio Nacional de Poesia SPA ocorrerá em outubro de 2017 e a premiação está prevista para o mês de dezembro de 2017.

O I Prêmio Nacional de Poesia SPA não possui fins lucrativos e se exime de qualquer indenização pecuniária aos participantes.

A participação neste concurso implica a plena aceitação das normas deste edital.

Organização e idealização: Cris Dakinis / Ana Cristina Mendes Gomes.

Cruz Vermelha Brasileira de São Pedro da Aldeia; e Ruivaco Produções Artísticas.





Soneto ao amigo Emanuel Medeiros Vieira


Ao amigo Emanuel Medeiros
                                               
De tudo sabe o amigo escrever
Fatos passados ou da atualidade
Sua fluência é uma propriedade
de cada artigo que me ponho a ler

É que o apreço por tanto saber,
tornou-o amigo da variedade,
deu-lhe riqueza de uma qualidade
que o bom leitor fará por merecer

A lavra é fruto de rico cinzel,
que só os doutos em literatura
hão de fazer-lhe justiça fiel...

Ah! Eu cá sou humilde criatura,
mas sei valorizar tanta cultura
desse meu caro amigo Emanuel.

*Cris Dakinis