Translate - Escolha o idioma em que deseja ler este blog.

terça-feira, 16 de maio de 2017

I PRÊMIO NACIONAL DE POESIA SPA


I PRÊMIO NACIONAL DE POESIA SPA  - CIDADE 400 ANOS – TROFÉU AGENOR SANTOS

Em homenagem ao aniversário dos 400 anos da cidade de São Pedro da Aldeia (SPA), Região dos Lagos/RJ, comemorado em 16 de maio de 2017, iniciam-se as inscrições para o I PRÊMIO NACIONAL DE POESIA SPA.

TROFÉU AGENOR SANTOS, em homenagem ao saudoso poeta aldeense Agenor Evaristo dos Santos, nascido a 26 de outubro de 1882, em São Pedro da Aldeia. Agenor Santos começou a compor em 1904, nas páginas da revista “O Malho” sob o pseudônimo de Henrique D'Alva. Faleceu em novembro de 1967. Agenor Santos foi poeta reconhecido por sua terra, sonetista e trovador, mas não teve oportunidade de publicar sua obra em vida. O livro Trovas e Travos reúne belos sonetos de sua autoria e foi publicado em 2006 em uma edição comemorativa do Jornal de Sábado, pelo editor José Correia Baptista, com a realização de “Família d'Esquecidos Poetas de S. P. Aldeia”, na pessoa do Sr. Isaias de Carvalho Costa.

Regulamento do Concurso:

Categoria: Poesia - versos livres, haicais, trovas, sonetos ou outras formas, desde que a extensão seja de até 15 versos (linhas). Cada participante poderá concorrer com até dois poemas.

Tema: Aniversário

Nota: serão excluídos da competição os poemas com mais de 15 versos ou que não sigam o tema indicado. Não há necessidade de ineditismo. Podem concorrer poetas de todo o território nacional, que nele residam ou possuam residência. Os poemas devem estar escritos em língua portuguesa.

Modalidades:
Adulto - a partir de 18 anos
Infanto-juvenil - de 10 a 18 anos

Premiação: TROFÉU AGENOR SANTOS, medalhas e livros com a publicação dos poemas premiados na antologia impressa do I Prêmio Nacional de Poesia SPA.

Ao primeiro lugar de cada modalidade:
TROFÉU AGENOR SANTOS, certificado e cinco exemplares da antologia do I Prêmio Nacional de Poesia SPA.

Aos segundos e terceiros classificados de cada modalidade:
Medalha, certificado e três exemplares da antologia do I Prêmio Nacional de Poesia SPA.

Os autores dos poemas classificados do quarto ao décimo lugar terão seus poemas publicados e receberão um exemplar da antologia do I Prêmio Nacional de Poesia SPA.

A inscrição no prêmio implica o consentimento de divulgação do nome dos participantes classificados e de seus trabalhos premiados pela organização do concurso na internet e em outros meios de comunicação.

Não serão admitidos a concurso poemas com teor ofensivo ou discriminatório. Os autores ou seus representantes legais assumem a autoria dos poemas enviados, eximindo a coordenação do concurso de qualquer responsabilidade quanto a plágios.

Os poemas deverão ser digitados em fonte Arial 12, espaçamento simples, e os arquivos NÃO serão recebidos em formato .pdf ou digitalizados, somente em arquivo word .doc.

 As inscrições serão recebidas de 16/05/2017 a 18/08/2017 através de envio da obra e do formulário de inscrição preenchido para o e-mail premiodepoesiaspa@gmail.com

O recebimento da inscrição será feito exclusivamente por e-mail, devendo seguir dois arquivos anexados em formato de documento WORD .doc, sendo um dos arquivos com o poema assinado por pseudônimo, e o outro com a ficha de inscrição. O campo assunto do e-mail deverá ser I Prêmio Nacional de Poesia SPA.

 A FICHA DE INSCRIÇÃO deverá conter os seguintes dados: nome do poema, nome completo do autor, pseudônimo escolhido, data de nascimento, idade, RG ou CPF do autor ou de seu responsável legal para a modalidade infanto-juvenil, e-mail, endereço completo, número de telefone, profissão (se houver) e breve currículo literário do autor (até três linhas – não obrigatório).

ATENÇÃO: O arquivo com o poema concorrente deverá conter apenas o pseudônimo, não revelando o nome do autor. A revelação de autoria seguirá exclusivamente na ficha de inscrição.

A seleção dos poemas classificados será realizada ao longo do mês de setembro por comissão julgadora composta por seis autoridades da área literária, convidadas pela organização do concurso. A organização do concurso não fará parte da comissão julgadora, de forma a garantir o sigilo do recebimento de dados.

A comissão julgadora terá plena autonomia de julgamento, não cabendo recursos sobre as decisões, e os nomes de seus integrantes serão divulgados oportunamente.

A divulgação do resultado do I Prêmio Nacional de Poesia SPA ocorrerá em outubro de 2017 e a premiação está prevista para o mês de dezembro de 2017.

O I Prêmio Nacional de Poesia SPA não possui fins lucrativos e se exime de qualquer indenização pecuniária aos participantes.

A participação neste concurso implica a plena aceitação das normas deste edital.

Organização e idealização: Cris Dakinis / Ana Cristina Mendes Gomes.

Apoio: Editora Costelas Felinas – Artesanal Livros; Cruz Vermelha Brasileira de São Pedro da Aldeia; e Ruivaco Produções Artísticas.





16 comentários:

becodapreta disse...

Obrigada!!

Homerval disse...

Precisamos de concursos de Conto, para desenvolver no brasileiro sua capacidade de criar.
Pro. HOMERVAL TEIXEIRA
homerteixeira@bol.com.br

Cris Dakinis disse...

Por enquanto a criação literária deste Prêmio é em forma de Poesia. Com o tempo, possivelmente elaboraremos em outras modalidades de criação literária. Grata por comentar :)

Compositora Leny Alves disse...

Estarei enviando um poema e quero participar do concurso.
Gosto muito destes concursos

Cris Dakinis disse...

Que bom, Leny, participe, sim. Sucesso :)

elenice disse...

Parabéns pela iniciativa do I PRÊMIO NACIONAL DE POESIA SPA, Cris!
Você sempre nos surpreende!
Bjo

Cris Dakinis disse...

Muito obrigada. Notícia boa é receber este comentário. Bjbj!

Edih Longo disse...

Peraí um momento.O meu netinho já manuseia o seu livro, garota. E agora, você é coordenadora de um concurso? Orgulho de cruzarmos, embora que internautamente falando, pelas esquinas das letras. E como é bom fomentar isso. Parabéns Cris!E, principalmente, por um troféu homenageando quem nunca em vida foi publicado. Sensacional!Mas é claro que vou participar. Abraços literários e fraternos.

Cris Dakinis disse...

Muito obrigada, querida Edih Longo! Uma felicidade conhecê-la e receber o seu comentário aqui :)

Cris Dakinis disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Welton Moraes disse...

Oi! Parabéns pela iniciativa! Gostaria de participar do concurso. Onde encontro a ficha de inscrição para baixar? Abs e sucesso!!!

Cris Dakinis disse...

Oi Welton Moraes, partcipe, sim. Você mesmo elabora a sua ficha de inscrição com as instruções que estão no edital na parte que fala da INSCRIÇÃO. Abraços!

B. Passionis disse...

Oi, boa tarde!

Eu enviei um poema e o regulamento por e-mail, mas só depois que enviei vi que não estavam no formato .doc. Por isto, enviei mais uma vez, da forma correta, mas irá aparecer minha inscrição duas vezes. Isto pode me desclassificar? Poderiam considerar? Muito obrigada!

Arnault L. Dias disse...

Olá Cris, pretendo enviar 2 poemas para o concurso, mas fiquei na duvida de como.
Anexo os 2 poemas em um só arquivo, mais o da ficha de inscrição; ou 3 arquivos: Um pra cada poema, mais o da ficha de inscrição? Obrigado.

Cris Dakinis disse...

Oi, boa tarde! Pode enviar da forma correta em .doc Este, sim, será considerado. Abraços!

Cris Dakinis disse...

Oi! Pode enviar três arquivos (dois de poemas e um com os dados de autoria para a inscrição). O edital previa inicialmente somente o envio de um poema, por isso a redação original seguiu pedindo dois arquivos anexados, mas são três. Abraços!